Aelb lança segunda edição de concurso cultural

novembro 13, 2014 0 Comentário »

Muitos homens e mulheres, ao longo da História, contribuíram para a construção da rica herança cultural e científica humana, entre eles, cristãos proeminentes, como Johan Sebastian Bach, na música, C. S. Lewis e Leon Tostoi, na literatura, e Galileu Galilei, na ciência. Religião e arte não são, de fato, campos do saber dissociados, como prova a Academia Evangélica de Letras do Brasil (Aelb), que, no último dia 22 de outubro, premiou os vencedores do seu II Concurso Literário, em cerimônia que aconteceu na Igreja Evangélica Cristo Vive, em Campinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Na ocasião, a Aelb também comemorou seu 52º aniversário.

A premiação foi dividida em três categorias com diferentes temáticas. Para o ensino superior geral: “As grandes descobertas da ciência dão valor aos relatos da Bíblia ou os contestam?”, para o ensino teológico: “As redes sociais e a ética cristã” e ensino médio: “O jovem cristão e o mundo de hoje: o que ele pensa a respeito?”. Os primeiros colocados em cada categoria receberam um certificado e mil dólares por pessoa; os segundos colocados, certificado e menção honrosa. Todos os textos serão publicados em breve na revista da instituição. “A Academia Evangélica de Letras do Brasil é uma caixa de ressonância do pensamento cristão evangélico. Nosso objetivo é incentivar escritores nacionais, estudantes de todos os níveis”, afirma o presidente da academia, reverendo Guilhermino Cunha.

Em primeiro lugar na categoria teológica, Fabíola Cesar, aluna da Faculdade Evangélica das Assembleias de Deus (Faecad), em Vila da Penha (RJ), lembra que os jovens são os mais vulneráveis ao fenômeno da internet e redes sociais, que tem o seu lado negativo. – “Os jovens, às vezes, buscam tribos para se juntarem e acabam se perdendo do seu contexto cristão”, ressalta. Fabíola aproveitou a oportunidade para lembrar a importância do ensino na formação estudantil. – “Se eu estou aqui, foi por conta da minha professora de português, que chamo de minha mãe acadêmica. O nome dela é Celia de Barros e foi a ‘culpada’ por eu ter alcançado tão honroso prêmio de primeiro lugar na academia”, celebra Fabíola.

Também houve a posse de seis novos membros titulares, entre eles, o presidente do Concílio Mundial Metodista, bispo Paulo Lockmann, e a bispa primaz da Igreja Evangélica Cristo Vive, Rosanna Ferreira; e seis membros correspondentes (que aguardam uma vaga definitiva na academia), como o bispo e ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o presidente da Igreja Metodista da Tijuca (RJ), Martinho Lutero Semblano.

Para completar a noite, o Coral Africano Amor do Senhor se apresentou para a plateia presente no auditório e a que acompanhava o evento virtualmente – cerca de 30 famílias de oito países.

Criada em 1962 por iniciativa do reverendo Bolivar Ribeiro Pinto Bandeira como um espaço de incentivo à cultura das letras e das artes, agregando artistas, escritores e jornalistas cristãos, a Aelb foi inteiramente apoiada na sua criação pelo presidente da Academia de Letras do Brasil na época, Austregésilo de Athayde, que também diplomou Bolivar Bandeira como o primeiro presidente da Aelb. As reuniões plenárias acontecem todas as segundas segundas-feiras do mês, a partir das 14h, na sede da academia, que fica no Centro Cultural da Bíblia, no edifício da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Rua Buenos Aires, 135, Centro do Rio de Janeiro. Contatos: (21)22521051 ou 2224026.

 

Vencedores do II Concurso Literário da Aelb

Ensino Médio

1º lugar: Giselle dos Santos, aluna do 3º ano do Centro de Estudos de Jovens e Adultos (Ceja), em Nova Friburgo (RJ). 2º lugar: Estefani Cortat, aluna do 2º ano do Colégio Estadual Santo Antônio, Duque de Caxias (RJ)

Nível Superior Geral

1º lugar: Mauricio Nunes, aluno do curso de Letras da UFRJ. 2º lugar: Lenir Oliveira, aluna do Centro Universitário Barão de Mauá (Barão EAD, SP)

Teológico

1º lugar: Fabíola Cesar, aluna da Faecad. 2º lugar: Francisco Pereira, aluno do Seminário Teológico Batista de Niterói

 

Novos membros da Aelb

Titulares: Anderson Almeida, bispo da Igreja Metodista Wesleyana; Isaías da Silva, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana do Rio; José Barbosa Neto, pastor auxiliar da Igreja Batista de Nova Metrópole (CE); Paulo Lockmann, bispo da igreja Metodista da 1ª Região Eclesiástica; Marcelo de Oliveira, articulista regular do jornal Mensageiro da Paz, das Assembleias de Deus; Rosanna Ferreira, bispa primaz da Igreja Cristo Vive.

Correspondentes: Acyr Junior, Secretário Regional da SBB no Rio de Janeiro; Carlos de Oliveira, membro da 1ª Igreja Batista em Pilar (RJ); Jean Gomes, membro da Igreja do Nazareno de Volta Redonda (RJ); Lécio Dornas, pastor da Primeira Igreja Batista Brasileira em Orlando (EUA); Marcelo Crivella, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus; Martinho Lutero Semblano, presidente da Igreja Nova Vida da Tijuca (RJ)

Compartilhar!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta:

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *